Planos Individuais na Infância (da conceção à avaliação)
Outra Formação Profissional
Planos Individuais na Infância (da conceção à avaliação)
							
								
							 
							9h
						
					
					Objetivos				
				No final da formação, os/as e-formandos/as deverão ser capazes de elaborar um Plano Individual da criança de acordo com as orientações legais e normativas.				Os/as e-formandos/as deverão adquirir um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permitam, no final da formação:- Enunciar o enquadramento legal e normativo do Plano Individual da criança;
- Elaborar o Plano Individual da criança segundo os manuais da qualidade do ISS;
- Desenhar objetivos e estratégias de intervenção;
- Realizar a implementação e avaliação do processo
					Enquadramento				
				O Plano Individual (PI) é um instrumento formal que visa organizar, operacionalizar e integrar todas as respostas às necessidades e expectativas da criança e da sua família. É elaborado tendo por base o conjunto de necessidades da criança.O trabalho em rede e em parceria constitui-se como uma estratégia pertinente para a operacionalização do Plano Individual. Este é avaliado e revisto, sempre que necessário e no mínimo, duas vezes por cada período a que se reporta, através do envolvimento de todos os interlocutores (educadores de infância, ajudantes de ação educativa, família, outros colaboradores (internos ou externos) tendo em consideração a faixa etária e o respetivo ritmo individual do desenvolvimento da criança.
					Conteúdos programáticos				
				M1: Plano Individual da criança• Enquadramento legal e normativo;
• Estrutura e conteúdo do PI de acordo com os manuais da qualidade do ISS.
M2: Instrumentos de diagnóstico das competências da criança
M3: Etapas de construção
• Análise de necessidades;
• Definição de metas e objetivos;
• Implementação;
• Avaliação.
M4: Monitorização e Avaliação
					Destinatários				
				Esta ação de formação destina-se a Técnicos de IPSS e Privados, Educadores de Infância, Psicólogos, Ajudantes de Ação Educativa, Técnicos da área infantojuvenil e a qualquer outra pessoa interessada na temática.				
				
					Duração				
			
			
				9h
			
		
				
					Área				
			
			
				Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
			
		